Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Vestibular

     Tensão. O forte pulsar do coração, arredio, dentro do peito denota isso. O tempo não passa. Segundos são como minutos, minutos são como horas. Tensão. No rádio, entre uma música e outra anunciam que restam poucos minutos para o fim da agonia. Não existem mais unhas, todas foram roídas. A espera é quase uma tortura. Mas o receio da decepção é uma maior ainda.
     Então uma espécie de filme começa a passar na mente. Composto pelas mais variadas cenas: as muitas horas de estudo; as frustrações causadas pelas derrotas anteriores; os rostos daqueles que depositam todas as esperanças no sucesso disso tudo. O coração bate mais forte. O medo aumenta, assusta.
     Então o pensamento muda de cor, agora exibe tons otimistas: a possível alegria futura; a festa que poderá acontecer em algumas horas; os sorrisos e abraços sinceros e orgulhos que poderá receber. O medo perde terreno frente ao otimismo. E essa batalha épica se segue durante os longos minutos de espera.
     Existe ainda a fé. Recorrer às crenças ameniza a aflição. São preces e mais preces, mas só um pedido: o sucesso. Será, Deus, minha vez? Serei eu digno de tal glória? – Ele pergunta. Mas sabe que a resposta virá, em alguns minutos. Esperar sentado é impossível. É preciso andar, correr, mesmo que seja em círculos. Qualquer coisa que desvie a atenção.
    O rádio anuncia: é agora. Volume aumentado. Pensamento concentrado. Mais do que nunca é preciso compreender cada palavra que será dita. É preciso ter certeza. Mas são muitos cursos, nomes. É preciso esperar. Ainda mais. Não há nada a se fazer além disso. As mãos começam a suar. A hora se aproxima.
     Eis que falam o nome do curso. A metralhadora de aprovações começa a deflagrar os nomes dos felizardos. Mas eles estão em ordem alfabética. Parece que a inicial esperada nunca vai chegar. Vai se aproximando vagarosamente o momento em que o sonho irá se realizar, ou não.
     Chega então a tão esperada letra. Dedos cruzados. Fé. Respirar é tarefa impossível. Há muito em jogo. Há um futuro em jogo. Os lábios tremem inquietos aguardando o momento para soltar o grito há muito preso na garganta. Os nomes vão saindo e bingo: saiu meu nome.
     O grito sai, mas a ficha não cai. Será que me enganei? O telefone toca. Alguém me parabeniza. "Não estou louco sozinho", penso. Toca mais uma vez. Mais outra, e outra. É, enfim é possível acreditar: consegui. A lembrança de tudo o que passou até aquele momento trás consigo lágrimas. Não mais lágrimas de sofrimento, mas sim de alegria. As lágrimas do dia mais feliz de uma vida.
     21 de janeiro de 2011 será um dia eterno. As lágrimas da mãe orgulhosa, que sabe quão árdua foi a luta. O sorriso de um pai, tentando a todo custo conter um choro de orgulho. A vibração de um avô que agradece por ver o primeiro neto a entrar na federal. Os olhares, abraços e beijos de admiração. Enfim, é uma sensação indescritível. Tão aguardada e que trás consigo um sabor desconhecido. O sabor de um sonho realizado. Obrigado Deus!



     Dedico este post ao meu grande brother Gustavo Ferreira que, assim como eu, também foi calouro na UFPA, à amiga Mônica que também teve a alegria da aprovação, ao brother Leandro, mais novo calouro de matemática, e a  todos os outros que passaram merecidamente e possivelmente entenderam a sensação que eu tentei descrever no decorrer das linhas
acima. Talvez não tenha conseguido tão bem, mas é porque é simplesmente impossível descrever com
exatidão.
     Agradeço aos amigos que estiveram comigo comemorando e bebemorando esta conquista.
     Valeuuu!

4 comentários:

  1. Seu, te garanto que, se Deus escolheu um dia pra ser O DIA pra gente, com certeza foi o dia 21 de janeiro. Como se não bastasse a minha alegria espantada, a surpresa do meu sucesso, o rádio ainda fala o nome de outro rapaz, jovem, mas que precisava muito dessa vitória, e lutou demais por ela. Resultado: APROVAÇÃO!
    Agora é a tua hora de fazer valer essa escolha, que não foi tua. Foi Dele. Sucesso, meu irmão! Esse texto é apenas mais um da bela história que ainda tens a construir. Confio em ti, sei que vais vencer. Se precisar de ajuda pra isso, já sabes onde procurar!
    GDR pra sempre, Seu Menino!!! É nozes na UFPA!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que liiiiiiiindo! Merecestes demais essa conquista! Sucesso. (f)

    ResponderExcluir
  3. uhu é nós lá na UFPA!!!! agora vai!!!! Parabéns novamente!!! e vlw agradecimento aê ... pois eu sou uma dos amigos q estava comemorando e bebemorando com vc !!! t dollo mto e vc sabe q estava torcendo por vc.... vlww mesmo a espera!!

    ResponderExcluir
  4. Filho sempre acompanho seu blog,mais nunca chorei tanto ao ler, TE AMO FILHO!! sua conquista foi merecida e abençoada por DEUS!!bjss sua mãe Ivanéte Silva.

    ResponderExcluir

Se você gostou do texto acima, fique a vontade para comentar. Críticas, elogios ou sugestões serão sempre aceitos. Se acaso achares que o blog merece, siga-o.
Obrigado. R.H.